Uma breve saudade

O avião vai subindo, Aracaju vai se empequenecendo ao som do de Moraes que vai se declarando o branco mais preto do Brasil. O avião sobe, dá saudade deste lugar tão acolhedor, mas o medo do avião é mais forte. Breve saudade: logo me fez ver que era passageira paixão. O medo é maior. Foram três dias: no terceiro ascendo novamente aos céus, rumo a Belém. Penso que nunca pensei que existisse uma cidade tão caju a ponto de levá-lo no nome. Há caju por todos os lugares: suas lixeiras possuem forma de caju, seus monumentos são grandes cajus. Parece que há um deus Caju a soprar um hálito doce, com cica, sobre a cidade. Os ônibus cheiram a caju, as moças mascam caju, em cada rua habitam vendedores de lindos e baratinhos cajus, como se fossem de brincar, e não são? São daqueles de brincar na boca, que nos vão aveludando o paladar.

Aracaju, me lembrarei de tua areia morena, tuas águas salgadas e também morenas. Esquecida Aracaju, não te esquecerei até esquecê-la. Guardarei comigo tua gente acolhedora, professora de humanidades. Ficará uma breve saudade: ou voltarei um dia, ou me esquecerei de ti, é como fazem os homens.

Antunes – Saindo de Aracaju, rumo a Belém – 17 de setembro de 2009.

2 Respostas para “Uma breve saudade

  1. Conheci Aracaju pelas tuas palavras. Não conheceria melhor pelos meus olhos, pois tuas palavras criam nuances que meus olhos jamais veriam.

  2. Cheguei aqui, no blog, por um mero acaso e que surpresa agradável pude encontrar. Dos visitantes que “conheci”, você foi o que melhor conseguiu discorrer sobre os cheiros e sabores da minha terra. Isso mesmo, sou aracajuana por nascimento e fiquei feliz, muito feliz, por alguém ter descrito meu lugar assim, de uma forma tão bela.

Deixe um comentário

