MBA em aeroportuária

Professora: TAM

Carga horária: 7 horas

Local: Aracaju, Recife, Fortaleza, São Luís e Belém.

Objetivo: Estudar os aeroportos da região Nordeste e Norte.

Valor: Bolsa adquirida através do SENAC-RJ.

Ementa do curso:

O discente adquirirá habilidades em embarque e desembarque de aviões, enfrentamento de turbulências, memorização dos avisos de segurança, domínio de procedimentos de queda em terra, queda em água e incêndio, utilização de bagageiro e especialização em paisagens aéreas diurnas e noturnas.

Relatório de conclusão do curso do sr. Antunes:

Dedicatória

Dedico este trabalho ao meu pai que pagou meus estudos, à minha mãe que lava minha roupa, à minha irmã porque também é parente próximo e à minha noiva que me atura todo dia e ainda lê meu blog e diz que é bom.

Epígrafe

É um pássaro? É um avião? Não, é o Superman
(Revistinha do Superman)

Além dos olhos, teve-se como orientador deste trabalho o Airbus A320 da TAM que realizou o vôo número 3892 cuja rota foi Aracaju-Manaus, porém, para esta investigação, far-se-á necessário tão-somente acompanhá-lo até Belém, podendo ser a rota completa um possível tema para um futuro doutoramento.

O aeroporto de Aracaju apresenta para seus passageiros uma bela vista na chegada e não tão bela na saída, o que, embasadamente, pode-se verificar que não o diminui. Cito: “a primeira impressão é a que fica.” (POPULAR, Dito).

Recife possui um aeroporto rodeado por pequenas casas e excelente segurança. Pôde-se constatar a atuação dos oficiais de segurança no combate a um terrorista português. Lê-se abaixo o testemunho colhido a partir do comandante da aeronave:

Senhoras e senhores, informamos que permaneceremos mais alguns minutos parados porque um passageiro deixou sua mala no avião e não embarcou. Segundo as normas de segurança dos aeroportos brasileiros, qualquer bagagem só pode ser transportada se acompanhada de seu dono. Desculpe-nos o transtorno e obrigado.

Em Fortaleza constatou-se que, como em outras regiões, o céu, à noite, escurece, o que dificulta comentários paisagísticos daqui por diante. Passa-se, então, a disponibilizar dados que comprovam a corrente teórica que defende que os avião realmente voam e rápido. Segundo o comandante que estava a bordo, ao iniciar o processo de aterrissagem, o avião estava  a 7.898 metros e a uma velocidade de 743 km.

Como já mencionado anteriormente, devido a dificuldades fisiológicas, pois diferente dos gatos não fui projetado para ver no escuro, passa-se a listar alguns pontos descobertos através desta investigação tanto empírica quanto teórica:

1 – A descarga do vaso sanitário de um avião faz mais barulho que suas turbinas.

2 – É possível aprender inglês no avião associando as mensagens dadas em português e repetidas em língua britânica.

3 – Todas as aeromoças são bonitas, inclusive as feias.

Conclui-se e constata-se, assim,  graças ao empirismo e ao olhar exclusivamente científico e imparcial, após 7 horas de atuação em campo, ou melhor, em ar, que voar é um tanto enfadonho quando não se é um pássaro.

Antunes – Parauapebas – 19 de setembro de 2009

Aeroporto de Recife - ainda de dia.

Aeroporto de Recife - ainda de dia.

Aeroporto de Fortaleza - de noite

Aeroporto de Fortaleza - de noite

Mascarados estilo ficção científica limpam o avião.

Mascarados estilo ficção científica limpam o avião.

A privada do avião é mais barulhenta que sua turbina.

A privada do avião é mais barulhenta que sua turbina.

3 Respostas para “MBA em aeroportuária

  1. Muda o tempo, muda o veículo.
    Continentes eram descobertos pelo mar, no tempo em que navegar era preciso.
    Hoje, pelo ar, estás desvendando locais já descobertos, quando voar também é preciso.
    Olhos conquistadores miravam o horizonte em busca de terra firme para pousar sua história.
    Olhos sensíveis desfrutam o céu sabendo que, no pouso em terra, navegarão suas histórias.

  2. Só um comentário:

    Não dá pra aprender inglês com o comandante do avião não. Na verdade, dá até uma dúvida se o comandante sabe realmente inglês ou se ele está lendo algum papel de forma sofrível. Haha!

    Eu não sei se dizer os procedimentos em português leva muito tempo, mas realmente parece que na hora que eles vão dizer em inglês eles saem dizendo rápido, com um jeito de quem está lendo, mas não sabe direito o que quer dizer e que precisam se livrar logo daquele protocolo.

    É melhor ser humilde como a mulher do metrô e simplesmente dizer: “Next stop, Belém station”.

  3. Putz! Adorei o blog!! Esse post é o melhor!! haha

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