peculiaridades lingüísticas

Claro que eu sabia de nossas fricções lingüísticas, de nossa língua malandreada e de nossa informalidade vocabular, só não imaginava que o realce começava no primeiro bom dia, ou melhor BOM DJIA (como dizemos os cariocas). A cada fricção, surge um coro que faz se repetir pela sala de aula: ts, ts, ts… dj, dj, dj… xi, xi, xi… e por aí vai. Óbvio – orgulhoso que sou – que direi que há certa inveja de nossa despreocupação, de nossos escorregões e de como assobiamos e falamos ao mesmo tempo. Até aí caminhamos bem, o problema é quando os dicionários não batem. Levante-se aí, não tenha vergonha, cê é O CARA. E foi um mar de risos. Perguntei: mas que risos são esses? Ele é o cara mesmo, acertei? E foram mais risos. Todos gritavam É O CARA e abanavam com as mãos, com a munheca quebrada a lembrar-me o juiz Margarida, o Lafond, o Clovis Bornay… descobri que O CARA em Parauapebas é sinônimo de transviado e eu acabara de chamar o aluno de boiola. Outra dessas, foi o infeliz exemplo de divisão das turmas em dois grupos: assim, amados alunos, teremos o CURSO A e o CURSO B. Ouviram-se risos. Professor, O CU SUÁ só se for lá no Rio de Janeiro, aí descobri que CURSO A e CU SUÁ são homônimos homófonos em Parauapebas e ainda levei algumas horas pra entender a piada.
Posto o ponto final, deixo a dica para os cariocas: se se arriscarem em Parauapebas, ou Peba, como eles chamam, assim como chamamos de Rio nosso Rio de Janeiro, jamais falem em curso A, mas, em compensação sempre chamem os outros de O CARA e depois saiam com a desculpa: foi mal, é que eu sou do Rio de Janeiro. Afinal, quem disse que eu não sabia quando chamei assim o aluno?…

Uma resposta para “peculiaridades lingüísticas

  1. Em alguns lugares de Santa Catarina também tratam como “O CARA” os “boiolas” ou “transviados”, como no seu caso, que dizer, como no caso que você contou… rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s