Piadinha Pebana-Canaense

Já falei, em algum lugar, que Parauapebas e Canaã dos Carajás têm mais maranhenses que Paraenses (não é uma hipérbole). Isso se deve à linha férrea que liga Parauapebas a São Luís. Brincam, ou talvez seja verdade, que quem quer fugir de São Luís por delito, foge para Parauapebas de trem. Numa aula, um aluno contou pro grupo uma piadinha regional com pitadinhas de preconceito. Transcrevo:

Estavam num avião o Mineiro, o Gaúcho, o Baiano, o Maranhense e o Paraense. No auge do vôo o piloto anuncia: “senhores passageiros, estamos com problemas sérios no avião, precisamos eliminar peso. Joguem pela janela o que possuírem de menos necessário”. O Mineiro pensou: “estou indo de volta pra minha casinha, o que mais tem lá é queijo, vou jogar esse monte de queijo que tá aqui comigo”. Após dizer isso, o Mineiro jogou os queijos pela janela. O Gaúcho, ouvindo o Mineiro pensou: “bá, posso jogar meu chimarrão, lá no Sul eu consigo outro com facilidade”. O Baiano seguindo o exemplo dos outros, resolveu jogar todos os seus aparatos pra oferenda, tamanha a facilidade que teria pra conseguir de novo quando de volta à Bahia. O Maranhense, cheio de camarões e Guaraná Jesus, pensou consigo: “isto eu consigo fácil no Maranhão, vou jogar tudo pela janela pra salvar nossas vidas”. Então, chegou a vez do Paraense que na mesma hora não teve dúvida: “vou jogar esse babaca desse maranhense que tá cheio dessa porcaria lá no Pará”.

Antunes
Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2009

Deixe um comentário

