O melhor das Minas Gerais

Fui à aula. Os primeiros minutos são sempre para se apresentar e conhecer os alunos. Estava a ouvi-los e muito me surpreendia a quantidade deles que gostava de leitura, uns recitaram poemas, outros diziam escrever poemas. Feitas as apresentações, comentei:

– Estou surpreso, porque nunca tive uma turma com tantos inveterados leitores.
– Que bom, professor. Isso é uma característica do mineiro.
– É mesmo? – perguntei.
– É. Aqui nós não temos praia, então ficamos muito tempo lendo, estudando. Por isso que Minas Gerais tem muita coisa boa, muitos intelectuais, muita cultura.
Pensei com meus botões e concordei com ele.
– É verdade, aqui é terra do Drumond, do Guimarães Rosa, da Adélia Prado…
– Viu, professor. Nós também formamos muitos presidentes ao longo da história – disse, satisfeito o aluno.
– Tá certo. Mas, vocês se esqueceram de dizer algo que Minas Gerais produziu, muito melhor que os poetas e que os presidentes.
– O que professor? – disse um dos alunos arregalando os olhos, curioso.
E eu lhe respondi:
– A Scheila Carvalho.

Antunes
Belo Horizonte, 13 de novembro de 2009

Deixe um comentário

