Praia do Camburi, um retrato

A Praia do Camburi é longa: 6km. Andei boa parte dela. É praia, mas não chega a ser bonita. Sua areia parece farinha de rosca: grossa e escura. Tem coqueiro. Lembra, de longe – bem longe -, o Rio de Janeiro. A orla conta com muitos caminhantes, andarilhos, bicicleteiros e comigo tirando fotos e buscando algo qualquer – bem qualquer – pra escrever. Uma surpresa: pousado na areia, um gavião. Imagem incomum no imaginário que tenho de praia (conseguiu fugir do meu flash, devo essa). Falando em imagens incomuns dentro do comum, a Praia do Camburi lembra, pelo formato, a Baía de Guanabara, mas não só por isso: é possível ver, na outra ponta, Tubarão (calma, leitor, me refiro ao Porto de Tubarão). Isso nos garante que a praia é bem suja, estilo bonitinha, mas ordinária. Ainda na orla, vários quiosques que oferecem um peixinho bom de comer e salgadinho no preço.

Camburi será, por uma semana, mais que uma praia, será um quadro no meu quarto de hotel. Toda vez que eu acordar e olhar pra parede, ali estará ela.

Antunes
Vitória, 15 de dezembro de 2009

A praia de Camburi na parede do quarto 307

Vasco entre palmeiras. Sacou? Heim? Heim?

Farinha de rosca com infinitas conchas

Tubarão, estilim Baía de Guanabara.

Lugar de caminhantes, andarilhos, bicicleteiros e escrevedores rasteiros.

Um Peruá com a boca cheia de farinha ou seria areia? Mórbido cozinheiro!

2 Respostas para “Praia do Camburi, um retrato

  1. Concordo plenamente. Sou do Rio de Janeiro e vou ao ES com frequencia. Porém em camburi fui uma unica vez pra nunca mais. A orla até que é bonitinha mas a praia é horrível, com água imunda, totalmente poluida pelo minério de ferro e a areia está boa para quem deseja fazer esfoliação. Perde de longe para as praias de vila velha.

  2. Meu querido. Não sei mais, como cheguei as estas páginas suas, mas fiquei curiosa…você gostou de algum lugar que visitou? Vitória, Aracaju e outras mais tem tantos encantos…gostaria de saber porque só vc não os descobriu. Um abraço!

Deixe um comentário

