Uma Paragominas italiana

Tá ok, eu sei que Paragominas é uma cidade composta por gente de tudo que é lado: tem mineiro, goiano, maranhense, cearense, paranaense e por aí vai… Mas, de onde saiu esta colônia italiana que anda por aqui? Se você respondeu “da Itália”, agradeço muitíssimo a sapiência e humor, mas eu apostaria que os italianos daqui saíram do Paraguai.

Nada contra os italianos de Paragominas e nada contra os paraguaios, muito pelo contrário, quanto aos paraguaios é uma exaltação, pois creio tanto na sua capacidade de falsificar que sei que são capazes até de falsificar italianos. Quanto aos italianos paragomineiros, nada contra eles, apenas contra a sua pizza.

Pizza, para os que não sabem, é o prato principal de Paragominas. Há pizzaria espalhada por todos os lugares: só perto do meu hotel estavam três. Longe de ser a leve pizza carioca, a famosa pizza paulista ou a internacional pizza italiana, a pizza paragomineira lembra um pão com queijo, mas mata a fome e é melhor que tacacá, eu garanto.

O grande problema da pizza de Paragominas não está no sabor, está no preço. Além de se organizarem em cartel, os donos de pizzarias cobram valores exorbitantes. Eu, na minha humilde casa, posso ligar pra pizzaria, pedir a tamanho família e ganhar um refrigerante de dois litros, pagando 27 Reais. Em Paragominas, SÓ A PIZZA, chega a incríveis 35 Reais.

Porém, apesar de tudo, mofar nos restaurantes paragomineiros para comer uma pizza com cupuaçu parece ser a melhor opção e, com o passar do tempo, você perceberá que ela se tornou a principal componente da sua cara e fofa dieta alimentar.

Antunes

18 de fevereiro de 2010

O restaurante La Cantina - péssimo e ridículo atendimento, comida com qualidade duvidável. Endereço: Rua 7 de Setembro, 222 - Centro.

Cia. Paulista de Pizza - tem um razoável e barato rodízio, vale conhecer. O atendimento é bem lento. Endereço: Rua Dr. Luiz Carlos, s/n° - Centro.

D'Itália - o melhor restaurante de Paragominas, o mais simpático atendimento, porém demorado também. Endereço: Rua Bernardo Sayão 258, Centro.

4 Respostas para “Uma Paragominas italiana

  1. olá em breve estarei em paragominas para visita-los.
    de preferencia os restaurantes da cidade ,sou chefe de cozinha aqui no rio de janeiro……

    • O prato principal de Paragominas é o churrasco, principalmente nos fins de semana na casa, nos sítios e nas fazendas dos amigos, como você não teve tempo de fazer um amigo de verdade, foi comer pizza e pagou caro por isso! Paragominas tem um dos maiores rebanhos do Brasil. já foi conhecida como a capital do boi gordo. a pecuária é um dos maiores pilares da economia local. a carne é de primeira qualidade o que faz com que seja barato o rodízio em qualquer restaurante da cidade, nos bares o filezinho de verdade pode ser comprado a um preço relativamente barato e com um sabor gaucho. Há propósito recomento o Bar do gaúcho McBilly que tem cerveja gelada e um atendimento peculiar, muito fácil de achar quando se tem faro pra coisas boas.

    • pessimo atendimento da companhia paulista,fiz um pedido que demorou 3 horas,nao recomendo!

  2. Gil,

    Obrigado pela dica. Depois mande o endereço do Bar do do gaúcho McBilly. quanto ao principal prato de Paragominas ser o churrasco, tenho minhas dúvidas, embora tenha falado da pizza como hipérbole, acho que se fizermos uma pesquisa no centro da cidade o churrasco perde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s