Égua!

– Fia, como vai essa terra aí de Ourilândia?

– Vai bem, minha mãe. E BH?

– Bem, fia. Sabe, ligo pra te dar uma notiça que num é muito boa não.

– Pois diga, minha mãe.

– Seu tio Anastaço, mataram.

– Égua, mãe!

– Tá doente, menina? Como me trata assim? Num fui eu que matei não.

– Tá doida, mãe?

– Tu me chamô de égua, eu bem ouvi.

– Não mãe, esquece isso, depois explico. Mas diz por que mataram o tio.

– Vingança, ele tava com muié casada.

– Pai d’égua!

—————————————————————–

Para quem gosta de peculiaridades lingüísticas, tá aí a de Ourilândia. Por aqui “caramba”, “carambola”, “cacete”, “caraca”, “cacildis”, “putsgrila”, “nossinhora”, “virgimãe”, “meudeus” e outras não tão escrevíveis foram substituídas pelo feminino de cavalo: égua.  Ou seja, deu topada, morreu alguém, tirou nota baixa, recebeu má notícia, é só mandar um saudável: égua! Porém, se o caso for gravíssimo e um égua não bastar, não pense que Ourilândia te deixará na mão. Já inventaram o possante “Pai d’égua”, um superlativo, algo como: “carambíssimo”, “cacetíssimo”, “caraquíssimo”, bom para ser usado em mortes maternas, batida de ônibus com caminhão e perda de nota de cem. Esta crônica é de utilidade pública, principalmente para regiões como Ourilândia, interior do Pará de forma geral e mesmo Nordeste. Difunda esta mensagem para que mais pessoas não fiquem na mão.

—————————————————————–

– Januário, quem foi que descobriu a América?

– Égua!

– Zero! Pra aprender a não zombar mais da professora.

– Pai d’égua!

Antunes

Ourilândia (hahahahHAHahahaha), 26 de março de 2010

2 Respostas para “Égua!

  1. Ih… Nem te conto que “égua” não é particularidade de Ourilândia. É no Pará todo!!! Mas, pelo menos em Belém, o “pai d’égua” é tipo um adjetivo pra coisas boas, tipo o “bacana”, “legal”…

  2. Íris, eu reparei isso, mas aprendi o termo em Ourilândia mesmo. Valeu pelo seu esclarecimento. Seja sempre bem-vinda!

Deixe um comentário

