Viagens na minha terra

Quem conhece um trisco que seja de literatura portuguesa sabe que o título se refere ao livro de Almeida Garrett que em algum momento atormenta a vida dos estudantes de letras. Eu, particularmente, o resgato sem mágoa, pois fui muito mais atormentado pela Ilustre Casa de Ramires do Eça de Queirós. Mas o leitor deve me perguntar por que raios ressuscito o morto… respondo que me interessa um conceito de Garrett que é igual ao do Nelsinho Bigode, meu professor da autoescola. Garret dizia: “Viajo até à minha janela.” Nelsinho Bigode dizia: “Ligou o carro e saiu do lugar, é viagem!” Sendo assim, este escrevedor que já escreveu de Ourilândia a Buenos Aires não poderia deixar de escrever sobre a sua terra: o Rio de Janeiro, desbravado em viagens objetivas e subjetivas.

Como vivo no Rio de Janeiro desde que nasci, tenho infinitos assuntos e precisarei fragmentá-los. Resgato os Subúrbios do Chico Buarque e começarei seguindo a lógica inversa do Cristo Redentor, falando daquilo para o qual ele virou as costas ou daquilo que é um tanto quanto subestimado por moradores e turistas que freqüentam a cidade dita maravilhosa. Serão 10 temas:

– Mercadão de Madureira,

– Colônia Juliano Moreira,

– Desfile das Escolas de Samba do Grupo E na Intendente Magalhães,

– Saara,

-Feira de Antiguidades da Praça XV,

– Central do Brasil,

–  Centro Cultural de Tradições Nordestinas,

– Cidade de Deus,

– Piscinão de Ramos,

– Murais do Gentileza.

(os temas serão abordados em ordem aleatória.)

Para isso, farei uso de uma nova estratégia

cada tema ganhará três abordagens diferentes:

– uma crônica descritiva escrita por mim,

– um conto escrito por mim e ilustrado pelo cartunista Rogerio Tadeu (papai).

– um texto de um convidado (que serão os mais diversos possíveis).

Ao fim, serão 10 temas e 30 novos textos. Agora, leitor, é só aguardar as próximas linhas.

Antunes
Rio de Janeiro, 6 de abril de 2010

Uma resposta para “Viagens na minha terra

  1. Pingback: RIO DE JANEIRO A JANEIRO II – a cidade conhecida | Crônicas dumas Viagens

Deixe um comentário

