SAARA

Por Éric Borges – Participação Especial

Sempre que ouvia falar em Saara quando era criança me vinha na cabeça o deserto e a figura de beduínos, camelos e pessoas vindo do horizonte bem parecido com as imagens de filmes. Aí alguém confundia minha cabeça dizendo que ia ao Saara, mas como alguém poderia ir até lá? É muito longe, eu pensava. Depois de um tempo me dei conta que a Saara que tanto se falava era aquele lugar que se vendiam todas as quinquilharias existentes no Rio de Janeiro. Além das famosas esfihas e quibes.

Essa foi minha maior impressão por bastante tempo. Aos poucos fui freqüentando mais o lugar e prestando atenção nos detalhes. É quase impossível ir lá e não prestar atenção na arquitetura, ou o que sobrou dela. Um pouco de como eram as construções no Rio, ainda capital, no final do século XIX. Mas da mesma forma fico inconformado, pensando em outras formas de usar o local. Viajando para outros lugares é possível imaginar aquilo de outra maneira, com mais organização, mas se fosse de outra forma não teria nossa cara, com todas as fusões e desorganizações que de algum jeito – que não sei qual é – dão certo.

Há uns anos atrás, trabalhando ali perto da rua do Ouvidor, a Saara era meu caminho obrigatório e pude ter o prazer de ouvir e decorar todo o repertório da rádio Saara, que consegue anunciar desde cristais Swarowsky, vestidos de noiva e meias com a mesma originalidade.

Hoje não tenho mais imagens de beduínos na mente quando penso em Saara, penso em multidões, em fantasias, bijouterias folheadas a ouro, tecidos e quibes que o nosso “deserto” tem a oferecer.

Éric Borges
18 de abril de 2010

Uma resposta para “SAARA

  1. Olá, escrevedor, desertos tem muito a oferecer. kkk Veja:

    Céu e mar  de Mambucaba - Vitória no Deserto

Deixe um comentário

