Laranja, limão e tamarindo: chavistas reinam na Bolívia

Todas as gerações dizem ter tido a melhor infância e exaltam seus heróis: meus bisavós, as tardes na fazenda; meus avós, a santa igreja; meus pais, o empinar pipa; eu, o Chaves do 8; minha irmã, as Chiquititas e por aí vai… Não poderia ser diferente, exaltarei os heróis da minha: aqueles que moravam numa Vila e esculhambavam o cobrador de aluguel.

Há um episódio inolvidável do Chaves em que ele monta sua barraquinha de sucos e os vende para a vizinhança, vende até copo de água suja para o moleque metido a riquinho. Porém, é este mesmo moleque, o Quico, que se torna o seu principal concorrente, trazendo beleza e higiene para seus produtos.

O leitor deve estar se perguntando e exclamando: o que tudo isto tem a ver com a Bolívia?, pois afinal o Chaves é mexicano! Foi lá, leitor, bem em Santa Cruz de la Sierra que vi as maiores chavistas da minha vida, não no que se refere ao Chavez com Z e sim ao Chaves com S. Cholas andavam pra lá e pra cá carregando baldes de suco, provavelmente de laranja com sabor de limão e que parece tamarindo, servindo-o com suas conchas de feijão para os consumidores tomarem como se fosse água suja. Foi lá, leitor, que como fã do Chaves do 8, delirei achando-me dentro de um episódio e foi lá, também, que traí-me e traí o Chaves. Confesso, que mesmo curioso, não tive coragem de provar o tal suco e desejei profundamente: Oxalá aqui existisse um Quico!

Antunes
Rio de Janeiro, 27 de maio de 2010

Chavistas = seguidora do Chaves

É de laranja, parece limão, mas tem gosto de tamarindo

Deixe um comentário

