As meninas-pássaro

São duas meninas-pássaro, irmãs ícaro, que se chamam Paloma, assim igual. Trabalham e brincam de vender comida de pombo pras senhoras e pros senhores, pros namorados e pras crianças que passam a tarde a vadiar na Praça 25 de Maio no centro de Sucre.  Vão de banco em banco, num vôo rasante, nuns saltos curtos, a ciscar umas moedas, a pedir algo de atenção, a vender punhados de alpiste para o bando de pombinhos comer. Seu trabalho é muito nobre, pois alimentam a barriga dos pombos de alpiste e a criançada de alegria. Andam com uma roupinha suja, com os olhos pesados de remela, com sorriso de vendedora. Não aprenderam, nem aprenderão, a falar na língua das gentes, só sabem falar a língua do arrulho. Se empoleiram nos monumentos da praça e dormem ali, encolhidas, cheias de pulgas e carrapatos, cobertas de cocô de pombo. Quando despertam comem do alpiste e aguardam o dia em que também voarão livres aos céus.

Antunes
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2010

Duas meninas-pássaro, irmãs ícaro, que se chamam Paloma, assim igual.

Vão de banco em banco, num vôo rasante, nuns saltos curtos, a ciscar umas moedas, a pedir algo de atenção, a vender punhados de alpiste para o bando de pombinhos comer.

Uma resposta para “As meninas-pássaro

  1. Sabe, Vinícius… conforme eu vou lendo os seus textos, eu vou captando um pouco mais o seu modo de escrever. Mas não consigo descobrir se esse seu estilo de misturar feiúra/beleza e realidade/imaginação é proposital, premeditado… ou se é algo que você faz incoscientemente, porque talvez já faça parte de você, do seu modo de ver as coisas enquanto escritor. Na verdade, talvez sejam as duas coisas juntas… talvez você faça isso de propósito justamente porque é algo que já está dentro de você.
    E, olha, na minha opnião: dá muito certo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s