CEBRA

2 esclarecimentos e uma conclusão:

1
Incansavelmente ensinei para os meus alunos de espanhol que antes das vogais E e I não se usa Z. Sendo assim, está aí um exemplo: CEBRA, em português: ZEBRA. Cebra é como se chama em espanhol aquele simpático animalzinho africano que mais parece um cavalo riscado de preto e branco. Cebra é, também, o nome que se dá, em espanhol, à faixa de pedestres.

2
Na Bolívia, coisa que não funciona bem e quase não existe é sinal de trânsito. Tenho uma amiga que morou em Santa Cruz de la Sierra que passava a tarde na varanda a olhar os acidentes de carro que aconteciam na sua rua. Em La Paz, o trânsito é horroroso, pessimamente organizado e só existem alguns poucos sinais de trânsito no Centro da Cidade. No mais, funciona assim: quem vai? Vou eu… não, vou eu… e os carros se chocam e ficam lá atrapalhando tudo.

Conclusão
O governo para melhorar o trânsito de La Paz, escalou uma série de colaboradores que ficam com suas placas a ensinar quando se deve ir e quando se deve parar, além disso, ajudam os peatones (pedestres) a atravessar. Mas, afinal, nesta conclusão, onde o esclarecimento 1 se choca com o esclarecimento 2: bom, leitor, o cruzamento é o seguinte: para que tudo fosse contextualizado, no lugar de sinal de trânsito e policiais, o governo resolveu colocar nas ruas simpáticas zebrinhas que organizam o trânsito de La Paz e conquistam os sorrisos de crianças e bons velhinhos, além de arrancar flashs de turistas como eu. Fica aí a sugestão: é inegável que o trânsito brasileiro é lamentável, quem sabe a solução não seja temperá-lo com alguma graça à moda boliviana? Será que vai dar zebra?

Antunes
Rio de Janeiro, 13 de julho de 2010

Una cebrita ayudando los coches y peatones

Uma resposta para “CEBRA

  1. hahahahahaah o trocadilho… e muito válido saber que antes de E e I não se usa o Z e sim C, hm.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s