Um pouso de cigarra em Paraty

À parede, em azulejos, está escrito com letras miúdas: “Cigarras, pouso familiar”. Batemos à porta como quem bate nos portões de um antigo castelo e só respondeu o silêncio. Olhei pela janela e vi outra época organizada em móveis. Voltamos a bater com ares curiosos de João e Maria à porta da casa de doces da bruxa.  Surgiu uma moça pra atender-nos e disse que ficássemos à vontade, a dona da pousada chamada Maria Rameck nos reservara um quarto.

O quarto era feito daquela acolhedora simplicidade proporcionada pela madeira. Nele dormimos por dois dias e acordamos outros dois. Uma música antiga nos convidava para o café da manhã e, como no desenho da Bela e a Fera, tinha a impressão que eram os talhares e louças que nos serviam. Não havia gente na pousada. Ao chegar à mesa, o mais repleto café da manhã que já vi em toda a vida: com toda aquela comida caseira feita por mãos que só poderiam ser de alguma avó. Enquanto mordíamos, saiu da cozinha a dona Rameck a contar histórias da juventude que se confundiam com a pousada, com a música que tocava e com os bolinhos de palmito. Saíamos por todo o dia e voltávamos à noite. Paraty era bonita dos dois lados da pousada.

Antunes
Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2010

Site da pousada: http://www.paraty.com.br/cigarras/

A Pousada Cigarras da dona Rameck

Fartando-me no café da manhã

Presente que ganhamos de dia dos namorados da dona Rameck

O gramofone contou-me um segredo em música

Ela à janela

A vista da pousada

8 Respostas para “Um pouso de cigarra em Paraty

  1. Mas esse gajo só viaja!? rs

  2. Olá, Antunes!

    Parabéns pelo post. Você sabe como posso entrar em contato com a pousada? Tentei ligar para lá, mas o telefone parece inexistente. Você tem outro telefone que não o do site ou mesmo e-mail de lá?

    Obrigada,
    Carol.

  3. Oi, Carol. Muito obrigado pela visita. Entrei em contato através do telefone disponível no site. Tente novamente, pois lembro que tive problemas também nas primeiras vezes.
    Beijos

  4. A Baia de Paraty encanta por suas belas praias e ilhas. São mais de 300 ilhas e 30 praias ao longo da costa e da baia.
    Paraty guarda consigo 445 anos da história do Brasil, o que lhe confere charme, nobreza, antiguidades, relíquias, além de mares, ilhas e muita natureza. Segundo a UNESCO, essa cidade é uma das poucas no mundo que mantém as características originais de quase 500 anos. Seus calçamentos irregulares, sacadas, serestas e chorinhos dão personalidade à cidade, que já foi conhecida como a rota do ouro na época das grandes navegações.
    Uma dica de hospedagem para quem vai visitar essa cidade maravilhosa é o Paraty Bungalows, hotel que encanta por sua beleza e bom atendimento.
    O Paraty Bungalows Hotel & Bar oferece um serviço de lavanderia aos hóspedes, um novo menu para serviço de quarto e por um período especial e limitado uma cama extra “roll in” para uma terceira pessoa sem custo.
    Fiquei hospedada em setembro d 2010 e já fiz reserva para o fim do ano.
    Também tem promoções de estadia no site http://www.paratybungalows.com

  5. Estive nessa mesma pousada e parece ser outra descrita por vc. O jardim estava horrível, o quarto cheirava mal e o café da manhã foi sofrível. Somente 2 variedades de suco (jambo e laranja), além de não oferecer um simples iogurte de frutas ou leite frio. A quantidade era tão pouca que fiquei com vergonha de tomar um café da manhã como os meus diários. E por fim a dona nos cobrou 50$ ( não combinados) a mais porque utilizamos o “ar condicionado”.

  6. Alessandra, vivendo e aprendendo! Se bobiar a dona gostou mais de mim. hehe. Afinal, sou muito simpático. Fomos muito bem atendidos e nunca comi tanto num café da manhã de pousada. Espero que apareçam outras opiniões por aqui.
    Beijos e obrigado pela participação.

  7. Olá…. adorei achar esse seu post! pois reservei o proximo final de semana (do festival da pinga) nessa pousada e não achava nenhum comentario sobre ela!!!
    fiquei muito feliz em ver que é um ambiente legal….
    =)

  8. Sou amigo da numerosa família Rameck desde que me entendo por gente e frequento essa casa desde muito antes de ser uma Pousada. Atualmente, é auma das mais interessantes opções de hospedagem em Paraty. Privilégio de vocês terem se hospedado lá. Sds, RODRIGO (Paraty-RJ)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s