Além dos bens e do mal

Há bens que vêm pra mal. E o carro é um dos bens mais consumidos pelos brasileiros que mais tem feito mal a estes brasileiros. É óbvio, leitor, que prefiro andar de carro que de ônibus, mas são ônibus, trens e metrô que fazem parte do meu cotidiano. É impossível andar de carro pelo Rio de Janeiro no horário do rush. E quando não é o estrago provocado pelos engarrafamentos, o carro maltrata com a fumaça, com o barulho e com a poluição visual. Uma das frases que minha esposa mais ouviu de minha boca durante nossa estada em Ouro Preto foi: “Não admito estes carros no centro histórico!” Acabara de vir de Paraty onde são proibidos carros no centro e, Ouro Preto, não segue esta mesma boa prática, diga-se de passagem, nenhuma cidade histórica de MG segue esta ótima prática. Os carros ficam ali, largados a enfear o ambiente, a estragar as fotos, a impedir as caminhadas. Sorte foi a de Tiradentes que morreu antes de ver um Corola ao lado dos sobrados; sorte foi a de Tomás Gonzaga que não pôde escrever que Marília estava à janela de seu Novo Uno; sorte foi a de Silvério dos Reis que não traiu Joaquim José em troca de um Astra. Azar foi o meu que tive que dividir minhas fotos com este monte de sucata.

Antunes
Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2010

E quando eu ia tirar aquela bela foto, eis que surge um maldito carro

O cemitério parece mais um estacionamento

E qualquer foto fica uma porcaria com esse monte de carros

Uma resposta para “Além dos bens e do mal

  1. Interessante é que centros históricos revertem a lógica de beleza automobilística. Num centro histórico, quanto mais velho for o carro, mais legal. Quanto mais novo, mais sem graça! rs
    Se fosse um fusquinha 67 subindo a ladeira na primeira foto, ficaria irada! Ou uma brasília 72, um opalão 66 perto da estátua, a foto ficaria mais estilosa..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s