Toffolo: um hotel ficcional

Tudo se come, tudo se comunica,
tudo, no coração, é ceia
.”
(Drummond, Hotel Toffolo)

Tudo no coração é ceia e imagino, ao redor deste banquete-coração, poetas como Drummond, Bandeira, Vinícius de Moraes e Oswald de Andrade. Era assim no hotel Toffolo. Hoje em dia, passamos diante dele e vemos senhores petiscando e cervejando. Não fosse a placa que está à parede, sequer imaginaríamos que ali estiveram aqueles senhores tão cheios de letras que tornavam o feijão e o arroz secundário à mesa. Não fosse nossa ignorância, até hoje veríamos senhores como aqueles, mas não conseguimos saber quem são aqueles velhos barrigudos que hoje sentam ao Toffolo, pois já não são famosos os poetas, são famosos apenas os atores das novelas – que bom pra eles. Fui ao Hotel Toffolo, tomei o cardápio e vi quão caro os versos de Drummond deixaram qualquer cerveja. Não tivesse escrito, eu poderia lá sentar. Não tivesse escrito, eu não quereria lá sentar. Não fiquei, fui às ruas buscar lugar mais barato, pois o Toffolo já pertence mais à ficção do que à realidade.


Leitura do poema Hotel Toffolo in loco

Antunes
Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2010

2 Respostas para “Toffolo: um hotel ficcional

  1. Por que vc visitou Ouro Preto e Mariana, se sabia o que encontraria por lá? Vc esperava encontrar, o quê? Um Shopping com a griffe Armani, Valentino ou Prada? Ou quem sabe, esperava encontrar prédios arquitetonicamente elaborados como em Nova Iorque?Sua crônica é excelente, mas acho que pegou pesado em falar de uma cidade que é, como é e PONTO! abraços

  2. Salve, Paullão…

    Vamos por parte: 1 – Eu sabia o que encontraria por lá? Obrigado por me avisar.

    2 – O que eu esperava encontrar por lá? Você, ora! Fui lá só pra te procurar, esqueceu?

    3 – Nova Iorque em Ouro Preto seria bem interessante.

    4 – Ah, obrigado pelo excelente, embora não combine com o resto do seu texto.

    5 – Não falei da cidade como ela é, falei da cidade como ela é pra mim.

Deixe um comentário

