A Lagoa, por minha irmã

por Betona – PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Quando recebi o convite para escrever sobre os lugares conhecidos do Rio de Janeiro, foram oferecidas a mim algumas das ditas maravilhas do nosso estado, como o Cristo e o Pão de Açúcar. Eu, imediatamente, disse: “Não conheço!”. E, por mais incrível que pareça, é verdade! Aliás, como lembrou bem meu amigo Vinícius, até pouco tempo atrás, antes de o Fundão entrar na minha vida, não sabia onde era, sequer, a Presidente Vargas, imagine esses tais de Cristo e de bondinho! Só mesmo pela televisão! Continuando a oferta de lugares supostamente conhecidos, veio a Lagoa: “Ah, essa eu já passei em frente!”, disse eu num tom de alívio, como se me livrasse de um fardo muito pesado de má conhecedora do Rio.

Na verdade, hoje faz exatamente um ano do dia em que passei na Lagoa pela primeira vez. Lembro que chovia um mundo inteiro e eu precisava chegar ao meu baile de formatura em São Conrado. Se pra conseguir sair de São Gonçalo já foi um sacrifício, imagine a aventura por que passei junto a minha família para chegar nesse outro Santo … um tal de Conrado, em que eu também, só pra variar, nunca tinha ido! Em meio a toda essa história, só me ficou na cabeça a Lagoa, que emendava com o asfalto e formava um grande mar; tudo bem que meio parado, mas ainda assim bem grande! Nunca que ia desconfiar ser a tão famosa Lagoa Rodrigo de Freitas. Só descobri porque perguntei ao meu tio onde estávamos e ele, por sua vez, me situou. Confesso que fiquei um pouco decepcionada, mas com o passar do tempo achei emocionante… dias depois os pedalinhos foram parar no meio da pista em que eu havia estado devido a forte chuva que parou todo o Rio de Janeiro.

Por fim, faltou só o início. Ainda que nunca tivesse ido à Lagoa, sabia que, no Natal, se montava ali uma grande árvore, a qual recebia festa de inauguração e tudo! Foi numa dessas épocas natalinas, em uma ida a um shopping em Niterói, que saiu, da boca de minha irmã, famosa por suas pérolas raras na língua portuguesa, a seguinte frase: “Olha a árvore de natal da Lagoa!”. Não me agüentei, estávamos em frente à Baía de Guanabara, como poderia, minha irmã, estar vendo a ilustre árvore? Parei, então, para analisar do que se tratava o objeto identificado por minha irmãzinha. Era uma plataforma que tinha acabado de acender suas luzes, cerca de cinco ou seis, no máximo, pois já estava anoitecendo!

Continuo sem conhecer a Lagoa intimamente, tampouco em festas natalinas, mas creio que, se eu chegar até lá em um período em que a árvore esteja montada, não vou me decepcionar, pois deve ser bem mais iluminada do que a da Baía de Guanabara!

Betona
Alcântara, 6 de março de 2011

E depois do texto, eis que a Betona voltou à Lagoa e tirou fotos pra compartilhar conosco!

A Lagoa, vista dum pedalinho

Betona e dom Felipo na Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas

Uma resposta para “A Lagoa, por minha irmã

  1. Divino o texto!!! Encontrei detalhes que me trouxeram ao rosto um sorriso saudoso da Lagoa. Que o Rio se revele a você tão lindamente, assim como seu texto se/te revelou a nós, leitores! Parabéns!!!

Deixe um comentário

