Autor e obra

Criador e escrevedor

Vinícius Antunes da Silva, educador e deseducador, viaja, geralmente, a trabalho, mas não só. Formado em História pela Universidade Veiga de Almeida e quase formado em Letras (Português-Espanhol) pela UFRJ. Foi professor de Teatro e de Espanhol (Fisk-Madureira), hoje atua na área de educação corporativa. Adora ler livros, blogs, prédios, pessoas e chão– como viaja sozinho, escreve no blog pra desabafar e rir de si.

História do Blog

Crônicas dumas viagens surgiu, sem propósito algum, a partir de Ribeirão Preto, quando  Vinícius Antunes estava sentado, abandonado sem nada pra fazer, em um banco de hotel. Sem cópula, resolveu parir o blog. Assinalou-se o nascimento a 10 de setembro de 2009 às 21:38. Hoje, algum tempo depois, o autor está mais megalomaníaco e maluco (visto que morre de medo de altura e é obrigado a voar de avião). Sendo assim, aproveitou a experiência no mundo corporativo e traçou uma seríssima Missão, Visão e Valores. Esteja atento:

Missão, Visão e Valores:

Porque viajar é uma empresa!

Missão:

Fazer relatos de viagens, preferencialmente ilustrados, para descontrair, informar, desinformar e poetizar diante do público visitante.

Visão:

Ser um blog conhecido na internet com leitores permanentes e esporádicos que aborde o tema das viagens de forma lúdica, descontraída e poética.

Valores

A viagem como motivo de tudo. Todos os fatos devem ter como princípio a viagem, definir o que é viagem (externa, interna, sentimental, intelectual) não é problema, nem interesse nosso.

Jamais submeter a beleza do discurso ao excesso de informação. O blog não é um mero guia de viagens. É, acima de tudo, entretenimento.

Compromisso com a subjetividade. Se os causos contados aqui ocorreram objetivamente ou não, é um problema do leitor. Nós não temos a menor pretensão de só contar histórias reais, portanto, acredite se quiser.

Ser autônomo e não servir a interesses empresariais. As opiniões contidas no blog cabem ao autor de cada texto, sendo assim, não se abrirá palanque para empresários de rede de hotéis, restaurantes, turismo… Isto não impede que, caso queiram, nos dêem recursos gratuitos 🙂

Irresponsabilidade econômica, social e ambiental. Não medir palavras, custos e recursos. As crônicas devem ser feitas, doa a quem doer e as fotos tiradas independente dos modelos.

Não só de pontos turísticos vive uma viagem. O feio também é belo. Não valorizar apenas o que todo mundo já conhece, embora o que todo mundo já conhece também seja valorizado. Ir para lugares remotos e ambientes restritos e desinteressantes.

Caminhante não tem caminho, faz caminho ao andar. Seguir o princípio de Antônio Machado e fazer não só viagens programadas, mas, também, aquelas que estão entregues ao destino. Qualquer viagem é boa, inclusive as ruins.

9 Respostas para “Autor e obra

  1. Prezado Vinícius,

    Agradeço seu comentário lá no Digestivo Cultural. Li e gostei do sei blog. Principalmente sua passagem por Ouro Preto (minha cidade favorita), pertinho aqui de BH.

    abraço,

  2. Vinicius,
    Estou adorando o seu blog. Comecei a leitura dos textos por Aracaju, porque meus pais são sergipanos, tenho parentes em Aracaju e costumo ir lá frequentemente. Também gosto muito da cidade. Ainda não pude ler mais, porém, adorei o que li.
    Abraços
    Sonia Andrade

  3. Pingback: Escrevendo pra fora: Crônicas dumas viagens | Quinas e Cantos

  4. Vinicius,
    estou adorando…seguiremos em contato. Vou ler sobre suas viagens nas minhas… Márcia

  5. Olá Vinícuis Antunes,
    A equipe Paperblog Brasil acaba de descobrir seu blog
    A qualidade do seu conteúdo nos motiva a convidá-lo para fazer parte do nosso time de colaboradores.

    O que é Paperblog? Somos uma plataforma de blogs cujo objetivo é difundir posts dos mais variados temas em um único espaço.
    Respeitando a multiplicidade de opiniões e a razoabilidade no desenvolvimento das mesmas, focamos no trabalho de manutenção
    da diversidade dentro da blogsfera. Visite-nos: http://pt-br.paperblog.com/
    Na expectativa de que possamos trabalhar em parceria, disponho-me a
    sanar dúvidas e receber críticas e sugestões.

    Obrigada pela atenção,

    Luciana Bastos
    http://twitter.com/PaperblogBrasil
    Jornalista Responsável de Comunicação
    do Paperblog versão Português.

  6. Vinicius, lá no post sobre Fortaleza, saiu um E no lugar do A: FortEleza. Foi um trocadilho ou foi um “lápis”? Abraços.

  7. Vinícius Antunes @cacofonias

    Obrigado, Deva. Vou alterar.

  8. Caro Vinícius,
    Estou trabalhando na publicação de um livro didático, sem fins lucrativos e estou procurando por fotos de Vitória. Duas de suas fotos (parque Moscoso e da Igreja São Gonçalo) interessaram aos autores. Gostaria de saber se as fotos são realmente suas e se você autorizaria a publicação destas fotos dentro deste projeto. EM caso afirmativo qual o seu nome artístico que devo utilizar? Desde já agradeço pela sua atenção. Aguargo resposta, Abraços, Ricardo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s